segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Pegasus e o Fogo do Olimpo" (Kate O'Hearn)

Oi Pessoal! Mais uma postagem bem legal. Não é somente um mero livro de aventuras, e sim uma história que nos faz refletir sobre os valores de nossa civilização e sobre questões como amizade, lealdade e a morte. Leitura imperdível!
 
 
 
A autora inova neste livro ao mesclar a mitologia greco-romana com o vertiginoso mundo moderno. Nesta trama eletrizante e cativante os heróis são pessoas comuns; mais que isso, são dois adolescentes típicos dos dias atuais que, de repente, entram em contato com o passado mítico da Humanidade e descobrem que ele é bem real.
 
Emily é uma garota de 13 anos aparentemente igual a tantas outras que vivem em Nova Iorque. Ela perdeu a mãe há três meses e agora compartilha sua profunda tristeza com o pai, Steve Jacobs, um policial dedicado e íntegro. Ambos moram em um apartamento no último andar de um prédio de 20 andares.

Em uma noite tempestuosa, fruto da guerra fatal que se desenrola no Olimpo entre os deuses e as terríveis criaturas autodenominadas Nirads, o ser alado conhecido como Pegasus é atingido por um raio ao ter suas rédeas douradas roubadas pelo Olímpico Paelen, quando tentava seguir para a Terra, e cai no terraço acima do apartamento de Emily.

Um grande cavalo branco estava deitado de lado no jardim das rosas. (...) Ao prestar mais atenção, Emily prendeu a respiração. (...) Levantando a lanterna, ficou ainda mais chocada. O animal tinha asas enormes, cobertas de barro, folhas e pétalas, mas inconfundíveis com suas longas penas brancas. (...) Emily estava maravilhada. Ela nunca vira algo tão incrível quanto aquilo em toda a sua vida.

(...) - É você mesmo, não é? - ela sussurrou calmamente enquanto corajosamente acariciava o focinho dele. - Você é o Pegasus, não é? Quer dizer, o Pegasus de verdade.

Assustada com a tempestade, principalmente depois que um raio atinge o Empire State Building, localizado diante de seu edifício, provocando um blecaute generalizado na cidade, a jovem se depara com a bela criatura e sente um irresistível desejo de socorrê-la, mesmo correndo o risco de se ferir sob o assombroso temporal.

Incapaz de retirar a lança cravada por um Nirad sob uma de suas asas, e de recolocar a outra no lugar, Emily convence Pegasus a aceitar a ajuda de seu colega de escola, Joel DeSilva, uma vez que o garanhão a proíbe de contar sobre ele a seu pai. Embora o garoto seja um notório encrenqueiro, sempre prestes a entrar em uma briga, ela não consegue pensar em outra pessoa, já que o menino é obcecado pela imagem do ser alado, presença constante nos desenhos que povoam seu caderno.

Joel DeSilva tinha entrado na classe dela havia apenas dois meses, mas já tinha se metido em várias brigas, não conversava com ninguém e não tinha nenhum amigo. A maioria dos meninos da classe morria de medo dele e por isso o deixava em paz. Joel DeSilva era a última pessoa no mundo com a qual Emily gostaria de falar, mas era o único em que ela conseguia pensar.

Nasce neste momento uma gradual e intensa amizade e cumplicidade entre os três. E logo o trio se vê perseguido por Nirads que invadem Nova Iorque através dos esgotos da cidade; os terríveis monstros têm uma meta, destruir Pegasus e, assim, impedi-lo de cumprir a missão que o trouxe ao Planeta.


O Garanhão foi incumbido por Júpiter de levar de volta o Fogo ao Olimpo; todos acreditavam que este universo mítico seria destruído se a chama que o mantinha vivo fosse apagada, mas quando os Nirads finalmente invadem o Templo e concretizam os temores dos deuses, os sobreviventes da acirrada batalha olímpica têm seus poderes enfraquecidos, mas continuam vivos.

- A morte do Fogo do Olimpo foi o que nos enfraqueceu.

(...) Diana olhou para Emily e suspirou pesadamente.

- O Fogo, que é a fonte de todo o nosso poder e força, queima no Olimpo desde o início. Mas recentemente sua força diminuiu e, então, ficamos enfraquecidos. (...) Se a chama estivesse com sua força máxima, eles teriam sido derrotados facilmente, mas do jeito que estava os Nirads conseguiram chegar ao Templo do Fogo e o apagaram completamente. Todos nós acreditávamos que iríamos morrer sem ele, mas não foi o que aconteceu.

Os Nirads somente derrotaram os Olímpicos porque a filha de Vesta, portadora do coração do Fogo do Olimpo na Terra, permitiu que sua Chama enfraquecesse, mas agora ela é a única que pode reacender a concha vazia e apagada que permanece no Templo e salvar não somente a esfera mítica, mas também o universo humano. E cabe a Pegasus encontrá-la, com a ajuda de Emily, seu pai Steve, Joel e Diana, que seguiu o garanhão na Terra.

Para alcançar a meta proposta por Júpiter, eles têm que fugir dos Nirads e dos sombrios integrantes da UCP, uma agência secreta do governo norte-americano, habituada a caçar alienígenas e deles roubar tecnologia avançada; eles aprisionam Paelen, vítima do mesmo raio que atingiu Pegasus, e com ele encontram as sandálias aladas doadas ao ladrão por Mercúrio, antes de sua morte, e as rédeas de ouro do garanhão, única arma capaz de matar os monstros misteriosos.

- Não é upa, - Emily corrigiu - é U-C-P, Unidade Central de Pesquisas. Não é todo mundo que conhece essa agência; eles lidam com coisas estranhas e científicas e tudo o que for relacionado a alienígenas. Meu pai diz que quando a UCP leva alguém, a pessoa nunca mais é vista, nem se ouve falar dela. Ele já precisou lidar com a agência algumas vezes e, em todas elas ou foi ameaçado, ou o mandaram ficar em silêncio, senão haveria problemas. Se a UCP ficar sabendo sobre o Pegasus, eles o levarão e nunca mais o veremos.

A narrativa concisa e precisa da autora surpreende a cada momento o leitor, conduzindo-o a um final surpreendente e emocionante. Os capítulos são breves e, narrados na terceira pessoa, revezam os pontos de vista de Emily e de Paelen. É através da ótica destes personagens, jovens e sedutores, que a história se desenrola e as aventuras e peripécias do grupo são descritas.

A visão de Emily  sobre a morte é um dos pontos altos do enredo, uma passagem arrepiante que fica definitavamente gravada em nossa memória. Pegasus e o Fogo do Olimpo é apenas o primeiro livro da série Olimpo em Guerra, e é com ansiedade que aguardo o próximo volume, já que os personagens desta saga são simplesmente apaixonantes e inesquecíveis.



Kate O’Hearn nasceu no Canadá, mas foi em Nova Iorque, cenário desta obra, que ela cresceu. Nesta paisagem ela se sente realmente confortável. A autora se tornou famosa por seus livros infantis, povoados principalmente por criaturas fantásticas, especialmente dragões e bruxas, protagonistas da série Shadow of Dragon, que logo se tornou um sucesso de público nos Estados Unidos.



Editora: Leya
 
Autora: Kate O'Hearn

ISBN: 9788580440751

Assunto: Literatura Fantástica / Mitologia

286 Páginas

Preço: R$ 29,90

Capa: Brochura

Formato: Médio
 
Edição: 1
 
Volume: 1
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário